Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Jacobina, realizada na última quarta-feira (03), o vereador Juliano Cruz utilizou a tribuna para cobrar do governador da Bahia uma ação direta junto à Embasa, empresa estatal de saneamento, exigindo o cumprimento da lei municipal que estabelece a redução da taxa de esgoto de 80% para 20%.
Durante seu discurso, Cruz criticou a gestão estadual e questionou a efetividade de programas como a Serin Itinerante. “O governo já tomou mais de 23 bilhões de empréstimos e você não sabe onde está a aplicação desse recurso”, afirmou.
O parlamentar destacou que o aumento percebido pelos consumidores chega a 100% porque, além da tarifa de água, são acrescidos a taxa de esgoto de 80% e diversos encargos, como ICMS e PIS, o que acaba dobrando o valor final da fatura. “É 100% de aumento na conta de água, esse peso tem tirado o alimento da mesa e o leite das crianças das famílias de baixa renda.”, denunciou.
A lei municipal que fixa a taxa de esgoto em 20% foi aprovada pela Câmara, mas, segundo Cruz, não vem sendo respeitada pela Embasa. Ele solicitou ao governador que intervenha: “Se ele tiver interesse em ajudar Jacobina, que determine que a Embasa cumpra a lei.”.
A manifestação do vereador chama atenção para o cumprimento da lei municipal que fixa a taxa de esgoto em 20%. Se houver resposta positiva do governo e da Embasa, a medida poderá trazer alívio imediato ao orçamento das famílias de Jacobina, com redução direta no valor das contas de água.





0 Comentários