Vigilância Sanitária apreende 400 kg de carnes estragadas em Vitória da Conquista


A Vigilância Sanitária e Ambiental (Visa) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, realizou mais uma ação de fiscalização e retirou de circulação aproximadamente 400 quilos de carnes sem condições de consumo. A operação ocorreu nesta quinta-feira (18) e teve como alvo dois açougues localizados nos bairros Brasil e Centro do município.

De acordo com a Visa, todo o material apreendido foi encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal, onde receberá o descarte adequado. Apesar da irregularidade constatada, os estabelecimentos não foram interditados de forma imediata. Como parte do procedimento padrão, os responsáveis assinaram os Termos de Apreensão e Inutilização dos produtos e foram notificados para corrigir as inadequações encontradas. O prazo para regularização é de oito dias.

Um dia antes, na quarta-feira (17), a Vigilância Sanitária já havia recolhido outros 430 quilos de alimentos estragados e fora do prazo de validade em diferentes pontos da cidade. Entre os itens com maior volume estavam as carnes. Em um açougue no bairro Vila Serrana, por exemplo, foram encontrados 80 quilos de carne em estado de decomposição.

Com as duas operações, o total de alimentos impróprios recolhidos chega a cerca de 830 quilos. Segundo o coordenador da Visa, Maico Mares, somente em 2025, entre janeiro e 18 de dezembro, já foram retirados de circulação 9.630 quilos de alimentos inadequados para o consumo humano, sendo 1.560 quilos de produtos cárneos.

A Vigilância Sanitária orienta os consumidores a observarem atentamente aspectos como cor, cheiro e validade dos alimentos, além de verificar se o estabelecimento possui o selo de vistoria do órgão. Denúncias podem ser registradas junto à Ouvidoria Municipal pelo telefone (77) 3229-3480 ou pelo e-mail ouvidoriageral@pmvc.ba.gov.br

Se Ligue Bahia


Postar um comentário

0 Comentários